THE DEATH PROJECT: HOKAHEY ou

HOJE É UM DIA LINDO PARA MORRER

( BRASIL|BÉLGICA )

THE DEATH PROJECT: HOKAHEY ou HOJE É UM DIA LINDO PARA MORRER é uma performance de preparação para a morte, realizada dentro de um dispositivo relacional intimista estabelecido entre a performer Tania Alice e os participantes.

A performance acontece como uma sessão individual de preparação para a morte, com duração de uma hora (nesta formato, mais de 35 pessoas participaram) ou como sessões para grupos.

A performance foi realizada pela primeira vez na Mostra "Esforços" do Olho da Rua (28/05/16), com curadoria do artista e pesquisador Caio Riscado, depois no evento de arte internacional “Utopias” na Maré (Rio de Janeiro, 19/05/2016), no Erasmus School of Arts (RITCS) em 2017 e no domicílio da performer, onde permanecia o caixão rosa, durante vários meses.

HOKAHEY significa literalmente em sioux “Hoje é um dia lindo para morrer”. Tratava-se do grito do guerra do lendário “Crazy Horse” quando ele e seus guerreiros se lançavam ao combate dos colonizadores norte-americanos, infinitamente mais armados e numerosos e que buscavam exterminar as tribos sioux. Mas “Hokahey” não é um grito de derrota. Ao contrário, é o grito de força deste que, encarando a morte de frente, não a teme mais, mas retira da consciência da impermanência a força necessária para viver sua vida e travar suas batalhas pessoais, profissionais, políticas, espirituais sem medo.

A performance ‘HOKAHEY...”, que nasceu dos aprendizados sobre morte aprendidos no Nepal pela performer, se apresenta como uma tentativa de encarar a morte como a única certeza de nossa vida e de se preparar para este momento de forma lúdica e tranquila, usando elementos do Somatic Experiencing (cura do trauma) e de conexão entre performer e participante.

Na ação, é oferecida uma hora de preparação pra morte contra uma ação de preparação pra vida, que o participante pode escolher em uma lista de ações propostas pela performer (aprender a tocar pandeiro, dançar forró...).

Follow PsF | PwB

plataforma PsF

Performers sem Fronteiras

Performers sin Fronteras

Performers saens Frontières

Performers without Borders

2019

Contato | Contact | Contacter | Contacto

performerssansfrontieres@yahoo.com

  • Performers sem Fronteiras