LABORATÓRIO OBJETOS PERFORMÁTICOS

DE TEATRO DE ANIMAÇÃO ( UFRJ )

( BRASIL )

As ações que o artista, pesquisador e professor universitário Gilson Motta vem realizando, inserem-se nas duas práticas de pesquisa artística que desenvolve no Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ):

 

a) o teatro de formas animadas, que inclui performance com máscaras, teatro de bonecos e teatro de sombras;

 

b) o caminhar como prática estética. No primeiro caso, as ações performáticas foram concebidas como forma de se discutir questões relacionadas à herança cultural afro-brasileira e, consequentemente, questões relativas ao preconceito racial e à exclusão social.

 

A performance "Ananse contra a Copa", realizada em junho de 2014, discutia a disparidade social acentuada no contexto da realização dos grandes eventos esportivos. No caso do caminhar como prática estética, realizamos no ano de 2016 a performance "Divagação do Amanhã", criada a partir do recolhimento de resíduo sólido em praias excessivamente poluídas da cidade do Rio de Janeiro. Esta performance foi apresentada nas ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro.

 

Desta forma, as duas referidas práticas de pesquisa artística se entrecruzam, no intuito de discutir processos de exclusão social e degradação ambiental e de promover formas de conscientização e de resistência.

Site do Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ):

http://www.objetosperformaticos.com.br/

Follow PsF | PwB

plataforma PsF

Performers sem Fronteiras

Performers sin Fronteras

Performers saens Frontières

Performers without Borders

2019

Contato | Contact | Contacter | Contacto

performerssansfrontieres@yahoo.com

  • Performers sem Fronteiras