CLÍNICA-SOMÁTICO-PERFORMATIVA
( BRASIL )
CLÍNICA SOMÁTICO-PERFORMATIVA
A Clínica Somático-Performativa (CSP) foi idealizada por Tania Alice, e oferecida em parceria com os Performers sem Fronteiras, a pedido da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UNIRIO em março de 2019 e tinha, naquele momento, por meta oferecer, práticas artísticas e somáticas a graduandos, pós-graduandos, professores e técnico-administrativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) como antídoto aos momentos difíceis que estávamos passando.
A Clínica Somático-Perfomática é uma Clínica Poética, um espaço de acolhimento e cuidado, com o objetivo de promover e fortalecer sua saúde física e emocional dentro da Escola de Teatro da UNIRIO para professora/es, aluna/os e servidora/es. As sessões oferecidas semanalmente incluem práticas de escuta empática, caminhadas, diversos tipos de meditação, movimento livre, processos criativos, yoga do riso, rodas de conversa, massagens, yoga, desenho, reiki, e conta com a presença de Buda, cão de suporte emocional, também membro dos Performers sem Fronteiras.
Durante o segundo semestre de 2019, um curso foi oferecido para formar multiplicadores da Clínica em diversos espaços: escolas, empresas, associações, ONGs, etc. O Curso foi oferecido em parceria com o psicólogo, artista e esquizoanalista Bruno Cuiabano e dialogava com a pesquisa de doutorado de Diogo Rezende.
Nesse curso, foi trabalhada a transição de um corpo-arquivo de traumas para um corpo-arquivo de novas possibilidades, dentro da perspectiva de que se trata – tanto na terapia quanto na arte – de uma busca de construção de novos corpos capazes de produzir uma revolução dos afetos no momento social e político que estávamos vivendo, atuando como uma forma de prevenção do suicido, da ansiedade e da depressão.
Em 2020, durante a pandemia, a Clínica Somático-Perfomátiva se transformou em um espaço de acolhimento para estudantes e professora/es, com o objetivo de promover e fortalecer sua saúde física e emocional em tempos difíceis. Foram realizadas, nesse contexto, encontros de Escuta Poética (em parceria com a/os professore/as Leticia Carvalho, Nara Keiserman, Ricardo Kosovski e Juliana Manhães), uma Roda de Conversa com Mulheres (em parceria com Marina Alecrim da PRAE), bem como um projeto de cuidados específico que envolvia tutore/as e seus animais chamado “Petformances”.
Em 2022, já com a retomada do ensino presencial, a CSP, agora em parceria com Caio Picarelli, retomou um formato de encontros semanais, desta vez em volta a um tema que era “O que você sempre quis aprender na Universidade e nunca aprendeu?”. Em função das respostas, os encontros eram organizados para que, no final do curso, todo mundo possa ter aprendido aquilo que queria muito aprender.
No segundo semestre de 2022, foi organizado um projeto de criação artística participativo intitulado “Fábrica de Sonhos” (cf. site).
A Clínica Somático-Performativa faz parte de um projeto de pesquisa sobre Poéticas do Cuidado, realizado dentro do grupo de pesquisa "Práticas performativas contemporâneas", coordenado pela professora Tania Alice e o professor Gilson Motta.
De maneira mais ampla, trata-se de uma clínica que oferece espaços de possibilidades que fortalecem as potências de afeto e alegria e foca nas possibilidades criativas, oferecendo um acompanhamento para quem deseja em assuntos da arte/vida, cultivando as potências de vida e de criação.