top of page
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais
psicotropicais

PSICOTROPICAIS - Protocolos de reflorestamento afetivo 


Exames de Visão Utópica, Tratamentos de Reconstrução da Alegria, Procedimentos de Restauração do Grau de Ludicidade Interna…

 

O espetáculo performativo “PSICOTROPICAIS - Protocolos de reflorestamento afetivo” estreou no dia 24 de novembro no Instituto Municipal Nise da Silveira, onde foi apresentado nos dias 24 e 25 de novembro e 1 e 2 de dezembro de 2023. 

Construído a partir de relatos reais de antigos pacientes da Colônia Juliano Moreira, de Barbacena e do Instituto Nise da Silveira e em performances relacionais inspiradas nas obras de Nise da Silveira, Dona Ivone Lara, Lygia Clark ou Arthur Bispo do Rosário, o espetáculo itinerante e imersivo oferece ao público reflexões sobre saúde mental e a possibilidade de fortalecer sua saúde por meio de performances relacionais e de cuidado. 

A produção coletiva possui uma equipe de 35 artistas-criadores e é realizada pelo coletivo “Performers sem Fronteiras”. O espetáculo é fruto de um projeto de pesquisa sobre poéticas do cuidado, arte e saúde mental, vinculado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. A concepção e direção geral do espetáculo é  da Profa. Dra. Tania Alice, em parceria com a UFRJ, o Ato Futuro e o Centro Universitário Celso Lisboa. A equipe de caracterização é orientada por Mona Magalhães, a dramaturgia por Rosyane Trotta e a equipe de cenografia/figurino por Gilson Motta. 

 

“PSICOTROPICAIS” propõe uma série de atendimentos imaginativos realizados por uma equipe de médicos/artistas, trazendo à tona o assunto emergencial da saúde mental na nossa sociedade contemporânea marcada pela ansiedade e a depressão.

 

As performances acontecem em salas de espera, de diagnóstico e de tratamento, de forma lúdica, ressignificando o antigo espaço de internação em um espaço aberto a arte e ao afeto, prestando homenagem ao trabalho de Nise da Silveira. Além disso, a produção conta com instalações visuais, teatro de sombras e performances narrativas e relacionais. A entrada é gratuita.

 

O projeto, com coordenação geral de Tania Alice e participação dos bolsistas Lorenzo, Julia Emiliene, Marcos Huan e Filipe Gimenez (orientados pela Profa. Dra. Tania Alice), Glauco Deris e Leonardo Hugo (orientados pela Profa. Dra. Rosyane Trotta), Lu Varelo (orientada pela Profa. Dra. Mona Magalhães) foi contemplado pelo Edital n. 70/2022 de Arte e Cultura, Bolsas Estudantis de Iniciação Artística e Cultural (bolsas PIBCUL) da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e bolsas de Iniciação Científica da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNIRIO.

FOTOGRAFIAS DE IGOR KELLER

bottom of page