THE ANIMAL PROJECT

( BÉLGICA|BRASIL|EUA  )

| girafas, orangotangos, cabras, lhamas e vacas |

Essa ação surgiu de um convite à artista Tania Alice para ministrar um curso intensivo de performance para os alunos do Mestrado em Artes Cênicas da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica (ULB - Université Libre de Bruxelles). O objetivo do curso, criado por Tania Alice para a ocasião, era investigar a performance para um público novo: os animais - conforme a meta de alargamento de fronteiras propostas pelo projeto de pesquisa.

 

O trabalho de performance para animais já tinha sido iniciado anos atrás por Tania Alice com uma vídeo-performance intitulada A Meditação da Vaca (Prêmio do Festival de Vídeo-Performance de Washington de 2013, em colaboração com Rodrigo Abreu e filmagem e edição de Melissa Flores), seguida por um vídeo de dança com e para cabras, realizado em Los Angeles em 2013 durante sua residência pela Bolsa Capes/Fullbright em colaboração com o performer e músico Manuel Lima.

 

De fato, performar para animais constitui um gesto poético que reverte nossa relação utilitária e funcionalista com os animais: os usamos para nos divertir, para comê-los, e raramente estamos a serviço deles. Para que essa relação utilitária do ser humano com as outras espécies (mas também com os humanos) seja evidenciada, a artista realizou uma parceria com um grande Parque de Animais intitulado Pairi Daiza, e que aceitou participar dessa experiência inovadora. Nesse sentido, durante o curso, foi trabalhada a relação do ser humano com animais e, de acordo com os responsáveis do parque, foram eleitos dois tipos de animais que pudessem “receber” uma performance.

 

As características dos animais foram estudadas durante os encontros com os cuidadores, responsáveis, por meio de estudos, entrevistas e pesquisas, de forma a realizar uma performance específica para cada animal: tanto para as girafas, quanto para os orangotangos. As girafas foram presenteadas com uma performance de dança com figurinos de folhas e cenouras, enquanto os orangotangos receberam uma performance participativa que usava a pintura contra as paredes de vidro de sua moradia.

 

Ambas performances foram realizadas no Parque Pairi Daiza após o workshop, no dia 7 de outubro de 2018. Performar para animais ajuda a rever todos os conceitos da performance e responder de forma diferente as perguntas relativas a dispositivo, arquivo, êxito da performance, participação, relação, entre outros. Um vídeo sobre esta experiência está sendo editado e será disponibilizado neste site, de forma a poder ser vinculado em festivais de vídeo-performance e constituir um registro desta pesquisa.

 

A ação é interessante no sentido de desenvolver um sentimento de compaixão e um outro olhar sobre os animais por parte dos participantes do workshop, mas também por parte dos frequentadores do zoológico, dos professores da Universidade propositora e por parte das pessoas que irão assistir ao vídeo. Esta ação está no aguardo de desdobramentos futuros.

--------

Dancing with the goats é um vídeo-performance (filmagem e edição de Manuel Lima) que integra a série de performances realizadas para/com animais.

A performance, realizada por Tania Alice e Phillip K. Page, consiste em dançar com cabras e um lhama, trazendo paz pela meditação em movimento, enquanto cada cabra e o lhama tem um balão amarrado suavemente no corpo.

https://www.youtube.com/watch?v=O3PXuC6fq1s

----------

A Meditação da Vaca - vídeoperformance

A meditação da vaca é uma intervenção rural. Uma meditação com vacas, onde o texto do Mestre Yongey Mingyur Ripoche, “A Meditação da Vaca”, do livro “A Alegria de Viver”, foi compartilhado com vacas. O recital, que integra musicas cantadas, coloca as vacas da fazenda em contato com a sabedoria milenar budista. O Filme recebeu o Prêmio Especial do Juri do Festival de Cinema de Washington, DC, USA e foi apresentado no Mini Film Fest de Newark, NJ, USA em abril de 2013.

Follow PsF | PwB

plataforma PsF

Performers sem Fronteiras

Performers sin Fronteras

Performers saens Frontières

Performers without Borders

2019

Contato | Contact | Contacter | Contacto

performerssansfrontieres@yahoo.com

  • Performers sem Fronteiras