top of page

A performance "Caixa de Risos" consistiu em realizar uma Coleta de Gargalhadas em um prédio situado em uma periferia com diversos problemas sociais na cidade de Marseille, França.

​

Entre os dias 4 e 8 de fevereiro de 2018, Tania Alice, idealizadora e realizadora da performance, foi de apartamento em apartamento com uma pequena caixa contendo tipos de gargalhadas possíveis. 

​

Após uma conversa sobre os motivos de rir ou não de rir na vida, os moradores sorteavam um tipo de gargalhada. As gargalhadas eram registradas.

​

Após as duas semanas de coleta de gargalhadas, um arquivo de áudio foi realizado, no qual os moradores podem  ouvir a gargalhada dos seus vizinhos remixada. No final da performance, o jogo de cartas do riso foi oferecido a todos os moradores do prédio, para que possam continuar rindo sem a presença da performer, utilizando as cartas.

​

Além da performance da coleta, todos os dias, uma sessão de Yoga do Riso acontecia na hall de entrada do prédio, aberta a todos.

​

Concepção e realização: Tania Alice

Registro dos risos: Driss Boukhamla

Edição do arquivo sonoro: Arnaud Romano.

Registro dos risos disponível em www.bel-horizon.net e na sonoteca participativa "Escutar o Mundo" (RFI - Creative European Union), que registra os sons do mundo.

Financiamento: CAF Bouches-du-Rhône e Fundaçao Abbé Pierre.

bottom of page