top of page

DENTRO DA MINHA CASA -

DANS MA MAISON

( FRANÇA )

“Dentro da minha casa” / “Banho de Cores”
 

O projeto "Dentro da minha casa" foi concebido por Tania Alice dentro de um projeto grande Erasmus Plus da União Europeia. Tratava-se de um projeto amplo, que reunia oito organizações culturais da Europa e do mundo árabe, tendo por meta realizar ações pela luta contra o racismo, a discriminação e a islamofobia, por meio de práticas educativas não formais e metodologias inovadoras em termos de pedagogia de criação artística.

 

O parceiro europeu dessa ação foi a associação Les Têtes de l’Art, situada em Marseille e especializada no acompanhamento e na realização de projetos participativos, que formulou o convite à Tania Alice para ser a artista principal responsável deste projeto na França, com a concepção e realização de uma performance e de um vídeo, que foi apresentado para a Comissão Europeia.

 


Diversas reuniões de criação com parceiros e instituições foram realizadas ao longo do ano, até chegar ao projeto final concebido pela artista: oferecer um curso de formação gratuito para diversos arte-educadores que trabalham com comunidades específicas durante o mês de janeiro de 2018 para que eles possam em seguida trabalhar com seus próprios grupos na criação de um projeto participativo. 
 

Para este fim, Tania Alice teve uma formação especializada, com a parceria de instituições europeias, de cinco dias (de 6 a 11 de junho de 2017), durante a qual foram realizados estudos de métodos de inteligência coletiva e foi iniciado o trabalho de preparação para uma publicação que resultou resultar deste trabalho; também foram feitas trocas de exercícios e experiências em projetos participativos. Depois deste workshop, a equipe, coordenada por Tania Alice, contou com o tempo de duas semanas para idealizar e conceber o projeto.  

A ideia do projeto participativo era recriar uma grande casa no espaço público, desenhada no chão. Nesta casa, cada grupo oriundo de uma grupo discriminado tinha por objetivo oferecer sua cultura aos transeuntes. Desta forma, na cozinha, um grupo cozinhava receitas de sua tradição, no quarto de dormir, outro grupo contava histórias da tradição oral de seu país, no jardim, um grupo tocava música, na banheira, habitantes da casa virtual convidavam os transeuntes para tomar um banho. De uma forma geral, todos os participantes convidavam o público para ações participativas e relacionais e invertiam a relação entre quem normalmente tem casa (o público da performance) e as populações de migrantes ou ciganos, normalmente desabrigados ou itinerantes.
 

Para divulgar o workshop e o projeto, Tania Alice concebeu uma primeira performance, intitulada The Bath Project  (“Banho de cores”) que foi realizada no espaço público de um bairro de migrantes chamado La Belle de Mai no dia 7 de dezembro de 2017. Nessa performance reconstituía-se parte da casa (uma banheira, cheia de bolas coloridas de plástico) no espaço público, convidando pessoas à compartilhar um banho de cores com a artista. Foi realizado pela equipe de televisão da associação Les Têtes de l’Art um vídeo dessa performance, que foi apresentado durante o Festival “Minha Casa”, realizado no Cinema Gyptis de Marseille, a cada dia durante 3 semanas antes dos filmes serem projetados para o público, contribuindo assim a divulgar o projeto durante o mês de dezembro de 2017. 

 

O workshop, que teve 15 participantes, foi realizado nos dias 25 e 26 de janeiro de 2017. O projeto como um todo foi realizado no mês de fevereiro de 2017, após um mês de acompanhamento dos grupos. A performance final, bem como o registro em vídeo, foram realizados no evento artístico Les Dimanches de la Canebière em Marseille, no dia 25 de fevereiro de 2018. 

bottom of page