CLÍNICA-SOMÁTICO-PERFORMATIVA

( BRASIL )

CSP

CLÍNICA-SOMÁTICO-PERFORMATIVA

A CLÍNICA-SOMÁTICO-PERFORMATIVA foi idealizada por Tania Alice, e oferecida em parceria com os Performers sem Fronteiras, a pedido da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) em março de 2019 e tem por meta oferecer, práticas artísticas e somáticas a graduandos, pós-graduandos, professores e técnico-administrativos  da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

A Clínica Somático-Perfomática é uma Clínica Poética, um espaço de acolhimento e cuidado, com o objetivo de promover e fortalecer sua saúde física e emocional. As sessões oferecidas todas as segundas-feiras incluem práticas de escuta empática, caminhadas, diversos tipos de meditação, movimento livre, processos criativos, yoga do riso, rodas de conversa, massagens, yoga, desenho, reiki, entre outras.

Os encontros semanais abertxs a todxs acontecem na Escola de Teatro, no Centro de Letras e Artes.

A Clínica Somático-Performativa é uma iniciativa da plataforma “Performers sem Fronteiras“, dentro do grupo de pesquisa “Práticas performativas contemporâneas”, coordenado pela professora Tania Alice, performer-pesquisadora e terapeuta de Somatic Experiencing (cura do trauma) da Escola de Teatro da UNIRIO. Paralelamente a pesquisa, uma pesquisa de Doutorado orientada por Tania Alice foi desenvolvida por Diogo Rezende, psicólogo e artista.

MULTIPLICANDO E EXPANDINDO A CLÍNICA

Durante o segundo semestre de 2019, um curso será oferecido para formar multiplicadores da Clínica em diversos espaços: escolas, empresas, associações, ONGs… O Curso será oferecido em parceria com o psicólogo, artista e esquizoanalista Bruno Cuiabano. No curso, será trabalhada a transição de um corpo-arquivo de traumas para um corpo-arquivo de novas possibilidades, dentro da perspectiva de que se trata – tanto na terapia quanto na arte – de uma busca de construção de novos corpos capazes de produzir uma revolução dos afetos no momento social e político que estamos vivendo, atuando como uma forma de prevenção do suicido, da ansiedade e da depressão.

 

 

Desde março de 2019, a Plataforma PERFORMERS SEM FRONTEIRAS, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) oferece práticas artísticas e somáticas semanais a graduandos, pós-graduandos, técnico-administrativos e professores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / UNIRIO.

 

A Clínica Somático-Perfomática é um espaço de acolhimento para estudantes e professores, com o objetivo de promover e fortalecer sua saúde física e emocional em tempos difíceis.

As sessões incluem práticas de escuta empática, caminhadas, diversos tipos de meditação, movimento livre, processos criativos, yoga do riso, rodas de conversa, massagens, yoga, desenho, reiki, entre outras e a presença de um Golden Retriever, que assume a função de cão-terapeuta.

Trata-se de uma clínica que oferece espaços de possibilidades que fortalecem as potências de afeto e alegria e foca nas possibilidades criativas, oferecendo um acompanhamento para quem deseja em assuntos da arte/vida.

Os encontros semanais acontecem na Escola de Teatro, no Centro de Letras e Artes. Cada encontro tem uma duração de três horas e é conduzido por uma equipe de pesquisa multi-disciplinar que incentiva a produção do novo e do diferente.

A Clínica Somático-Performativa é uma iniciativa da plataforma "Performers sem Fronteiras“, dentro do grupo de pesquisa "Práticas performativas contemporâneas", coordenado pela professora Tania Alice, performer-pesquisadora e terapeuta de Somatic Experiencing (cura do trauma) da Escola de Teatro da UNIRIO.

Follow PsF | PwB

plataforma PsF

Performers sem Fronteiras

Performers sin Fronteras

Performers saens Frontières

Performers without Borders

2020

Contato | Contact | Contacter | Contacto

performerssansfrontieres@yahoo.com

  • Instagram PsF
  • Performers sem Fronteiras
CSP